top of page

Editorial do Observatório de Geografia Política

¹Professora Titular da UFRJ

Coordenadora do grupo GEOPPOL

²Professor Adjunto da UFRJ

Vice - coordenador do grupo GEOPPOL

Desde a redemocratização do país, nunca vivemos tempos de tão forte invasão da política nas mídias de todos os tipos, nas rodas de conversas, nas crônicas do cotidiano, nos debates das esferas públicas, nas manifestações em ruas e praças. Alguns temas são recorrentes: democracia, cidadania, eleições, representação política, corrupção, desigualdade social, segurança pública, violência, territórios urbanos dominados por facções criminosas etc. Considerando a ubiquidade do espaço, cada um desses temas compõe, de forma direta ou indireta, a pauta da geografia política e podem ser analisados e discutidos a partir dela.

Alguns desses temas apontam para questões estruturantes nas quais se alinham as complexas relações entre o aparato estatal, a sociedade e o território. Nesta perspectiva, as questões regionais emergem, bem como as escalas do local, do nacional e do global. Mais do que um cenário passivo, o espaço participa ativamente na configuração da política nas suas mais diferentes vertentes. Assim, a associação entre geografia e política através da geografia política é capaz de oferecer perspectivas importantes sobre os temas que nos afetam no cotidiano.

Temas debatidos e desenvolvidos no GEOPPOL/UFRJ esmiuçaram algumas dessas questões e servem de pontos de partida para os textos que serão publicados no Blog do Observatório da Geografia Política, disponíveis ao público interessado. A pauta é variada e oportuna em tempos de tantas opiniões, tomadas de posições e paixões nem sempre balizadas por evidências que se revelam através da análise séria e sistemática de dados e informações.

bottom of page